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Saiba como alavancar as vendas da sua empresa

Agora que você já aprendeu como cortar custos na empresa e a como administrar melhor as finanças do seu negócio, é hora de dar o próximo passo. Aqui, você vai aprender a como alavancar suas vendas e melhorar seu rendimento utilizando nossas dicas e algumas estratégias de marketing digital. 
 
Mas, antes de começar, é sempre bom dar uma revisada nos processos internos e comerciais do seu negócio. Eles precisam estar bem alinhados entre si e otimizados para funcionar sem surpresas. Quanto mais desorganizados forem esses processos, menos tempo você e seus colaboradores terão para se concentrar na missão de vender. O cenário ideal é um processo comercial bem estruturado que vai conduzir os prospects do interesse inicial até a venda. Pense nisso!
 
Leads, o que é isso?
 
No marketing digital, chamamos de leads as pessoas que fizeram o primeiro contato com a sua empresa, ou seja, que de alguma forma demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço (mesmo que mínimo). É normal que, neste primeiro contato, essas pessoas ainda não estejam prontas para efetuar a compra e tenham uma série de dúvidas como:
 
– preciso mesmo disso?
– quais são os benefícios deste produto?
– os benefícios compensam o investimento?
– haveria uma alternativa mais interessante?
– vou saber usar o produto da maneira correta?
– o que fazer se eu não gostar?
 
Com certeza, os leads (ou potenciais clientes) desejam a resposta para essas perguntas antes de comprar. O tempo que essa pessoa vai gastar entre o primeiro contato com a sua empresa e a decisão de compra pode ser trabalhado com uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente. 
 
Ao criar um conteúdo detalhado e engajador, você estará educando seus leads e fazendo com que estejam mais preparados para adquirir seu produto ou serviço. 
 
Entre com tudo no marketing digital
marketing digital é rico em estratégias que o ajudarão a alavancar as vendas sem elevar o custo de aquisição de clientes de forma proporcional. As principais estratégias que demandam atenção são:
 
Marketing de conteúdo – baseado na produção de conteúdo (texto, imagem, vídeo) que responda dúvidas comuns dos seus leads. Essa forma de marketing já é usada por 71% das empresas brasileiras.
 
Redes sociais – são excelentes canais de divulgação e vendas. Têm grandes números de acesso todos os dias e oferecem recursos para atrair mais pessoas, engajar e até mesmo vender.
 
E-mail marketing – essa é outra forma de manter o relacionamento com seus possíveis clientes e fazê-los lembrar da sua marca o tempo todo, enquanto gera valor para eles. Só tome cuidado para não mandar e-mails demais e saturar os leads com a insistência. 
 
Conheça bem a concorrência 
 
Outro passo importante para melhorar as vendas é conhecer bem a concorrência. O famoso benchmarking (estudo da concorrência) é muito relevante para definir estratégias e encontrar diferenciais. É essencial para conhecer a fundo a sua persona, ou seja, a pessoa para quem você deseja vender. Assim, todas as suas ações de marketing e vendas serão bem direcionadas. 
 
Conheça bem a concorrência 
 
Outro passo importante para melhorar as vendas é conhecer bem a concorrência. O famoso benchmarking (estudo da concorrência) é muito relevante para definir estratégias e encontrar diferenciais. É essencial para conhecer a fundo a sua persona, ou seja, a pessoa para quem você deseja vender. Assim, todas as suas ações de marketing e vendas serão bem direcionadas. 
 
Motive seus colaboradores 
 
Criar um ambiente leve e colaborativo é muito importante. Equipes motivadas produzem mais e isso não é segredo pra ninguém. Outro ponto a observar é a necessidade de treinamento constante como forma de manter a motivação e as habilidades de todos no nível mais alto. 
 
Faça parcerias estratégicas 
 
Muitas empresas de sucesso sabem fazer bom uso de parcerias estratégicas para alcançar novos públicos. Umas das maneiras mais comuns é conhecida como co-marketing, na qual sua empresa e um parceiro produzem ações em conjunto e dividem os resultados. Mas isso não é tudo: trocar experiências, conhecer a operação uma da outra, pode ser de grande ajuda para melhorar processos internos e comerciais, como dissemos lá em cima.
 
Invista em ferramentas de qualidade
 
Lembre-se que existem ferramentas de qualidade que farão toda a diferença no seu faturamento. A Moka Pay, por exemplo, tem um software inteligente que faz a gestão de estoque e sugere melhores compras e vendas de produtos. O Stoki analisa o comportamento de compra de seus clientes para sugerir melhores práticas para sua empresa, como a compra de produtos específicos porque têm mais saída. Você terá menos produtos encalhados e começará a vender mais. Legal, né?
 
Você também pode apostar em ferramentas de automação de marketing, ou seja, plataformas que permitem que você envie automaticamente os conteúdos que você preparou em datas específicas para os seus leads. Você pode montar várias estratégias e ainda colher métricas interessantes que vão te ajudar a se planejar melhor.