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Gestão de produtos – uma necessidade para as empresas

Os produtos são a forma como as empresas entregam valor ao mercado e se conectam aos consumidores. Por isso, precisam ser bem gerenciados para se ter sucesso. No nosso texto de hoje, entenda a importância dessa área para o seu negócio.

Quando você compra um celular ou utiliza um software no seu trabalho, consegue imaginar quantas pessoas estão envolvidas no desenvolvimento desses produtos? Nas empresas, é a equipe de gestão de produtos e suas estratégias que criam essa experiência para você. 

A gestão de produtos lida com a essência de uma empresa. Afinal, é em torno dos produtos que a empresa trabalha suas estratégias de marketing e vendas, são eles que movimentam o caixa do negócio e que promovem a relação da marca com os consumidores. Sem um produto, a empresa não tem o que entregar ao mercado.

Mas, o que exatamente é a gestão de produtos?

Gestão de produtos é a área do negócio que gerencia os produtos em todas as etapas do seu ciclo de vida, desde a sua concepção e desenvolvimento até a sua retirada do mercado, tendo sempre como foco a experiência do cliente.

É importante esclarecer que essa área engloba não apenas os produtos físicos, mas também serviços, softwares, infoprodutos — ou seja, tudo aquilo que as empresas produzem e entregam ao mercado como resultado do seu trabalho.

O objetivo da gestão de produtos é fazer a voz dos consumidores ser ouvida, de maneira que a empresa crie produtos que atendam necessidades e entreguem valor ao mercado. Isso vale não só para o lançamento de produtos, mas para a gestão do todo o seu ciclo de vida.

Para isso, essa área de negócio requer um entendimento completo sobre o comportamento, as necessidades e os interesses dos consumidores.

A gestão de produtos é uma área multidisciplinar, geralmente liderada por um gerente de produto ou Product Manager.

Entre os profissionais envolvidos, estão engenheiros de produto ou de software, designers, analistas de teste (QA ou Quality Assurance), além de profissionais de marketing de produto, que lidam com o posicionamento, a precificação e outros aspectos da sua presença no mercado.

Para que serve a gestão de produtos?

A gestão de produtos serve para que a empresa entregue valor ao mercado e obtenha retorno financeiro com isso. A intenção é garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas e que o produto se mantenha relevante, enquanto gera retorno e lucratividade para a empresa e a mantém na direção dos seus objetivos.

Para isso, a gestão de produtos deve ser capaz de analisar o mercado, entender suas demandas e responder às mudanças. Note que, no cenário da era digital, as mudanças de mercado e de comportamento do consumidor são cada vez mais constantes e, portanto, exigem respostas ágeis dos gestores de produtos.Além disso, a equipe deve definir processos e sistemas que garantam a qualidade dos seus produtos, de acordo com as expectativas dos clientes e os aspectos técnicos do desenvolvimento.

Por que a gestão de produtos é importante?

A gestão de produtos é essencial para o sucesso da empresa, porque:

  • Alinha a oferta com as necessidades do mercado
  • Melhora a experiência do cliente
  • Melhora a alocação de recursos
  • Otimiza e agiliza as entregas
  • Melhora as estratégias de vendas

 

Quando a área de gestão de produtos existe em uma empresa, as estratégias de vendas tendem a ser mais consolidadas e efetivas, a partir da definição de processos. Além disso, o conhecimento sobre o público é importante para alinhar os argumentos de vendas às necessidades dos consumidores e, assim, criar conexão com eles na hora da venda.

 

Como fazer a gestão de produtos?

 

Confira algumas dicas de como fazer a gestão de produtos na sua empresa de forma mais efetiva. 

 

Conheça seu público

 

A gestão de produtos começa e termina com os consumidores ou usuários do produto. Você precisa conhecê-los bem, porque é para eles que você está criando todas as estratégias de produto.

 

Portanto, utilize pesquisas e ferramentas para conhecer o seu público. Entrevistas, questionários, observações e pesquisas de satisfação são algumas formas de conhecer melhor as pessoas.

 

É importante também desenvolver a empatia com o público, para entender a sua realidade e as necessidades que o seu produto pode resolver. Essa é uma habilidade essencial para quem quer trabalhar na área de gestão de produto.

 

Valide a ideia de produto

 

Uma boa ideia nem sempre é uma ideia viável. Você pode achar que teve um insight incrível, mas talvez o mercado não precise da solução que você inventou.

 

Por isso, um novo produto precisa ser validado antes de mobilizar estratégias e investimentos. Isso acontece no desenvolvimento do produto, na etapa de lançamento do MVP, que serve para validar a qualidade da experiência do cliente e a viabilidade econômica.

 

Defina uma metodologia

 

A gestão de produtos, assim como outras áreas de gestão, é mais eficiente quando você tem uma metodologia definida. Os colaboradores compreendem o fluxo de trabalho e o seu papel ao longo dos processos.

 

Atualmente muitas empresas estão adotando as metodologias ágeis, como Scrum e Lean, que se baseiam em ciclos curtos de trabalho e interações constantes. Mas você também pode trabalhar com Waterfall, OKRs e outros modelos.

 

Vá além dos atributos funcionais

 

Muitas empresas ainda focam o marketing de produto nos seus atributos funcionais. As características e funcionalidades dos produtos são essenciais para a tomada de decisão dos consumidores. Porém, os atributos intangíveis, que se referem aos benefícios emocionais e afetivos que os produtos entregam, também são importantes.

 

Eles despertam uma conexão mais profunda com os consumidores e são uma oportunidade de diferenciação, já que são mais difíceis de serem copiados pelos concorrentes. Por isso, o marketing deve ir além dos atributos funcionais e explorar o emocional, o afetivo, a experiência que o produto proporciona.

 

Escolha canais estratégicos de vendas

 

A distribuição em canais de vendas é um dos pontos estratégicos da gestão de produtos. Essa definição é o que faz os seus produtos chegarem aos clientes da melhor maneira. 

 

Lojas físicas, lojas virtuais, franquias, marketplaces, redes sociais e outros diversos canais podem fazer parte do plano de marketing de produto. O importante é definir canais que os seus clientes usem e que proporcionem praticidade a eles, além de um bom retorno em vendas e lucratividade para o negócio.

 

A gestão de produtos é uma atividade essencial das empresas. Nem todas têm uma área estruturada para isso, mas ela pode ser o diferencial para o seu negócio gerenciar os produtos com eficiência, oferecer a melhor experiência aos clientes e encontrar melhores oportunidades de mercado.